top of page
O PANO QUE HABITA
CHRISTIAN MACHADO

27

ABRIL| 2023

“O pano que habita", é o resultado, em 66 telas, das pesquisas e das influências que o artista carioca Christian Machado protagoniza em seu atual processo artístico.

Utilizando o pano de chão de algodão com tramas largas enrijecidas com composto adesivo, criando uma texturização da superfície aplicado sobre papelão e se tornando suporte para a pintura a óleo, ressignifica e transforma materiais ditos "pouco" nobres.

O audiovisual, uma das influências que habitam o artista são claramente vistas nesse trabalho. A pintura caligráfica como um "movimento contínuo" através de pinceladas largas e consecutivas, formam um "plano sequência" cinematográfico e constroem um roteiro de cenas que, juntas, apresentam a história de cada imagem.

Outra importante influência, a música se materializa nas obras em um paralelo entre o abstrato pictórico, o improviso do jazz , e o expressionismo abstrato da Escola de Nova York.

Para além destas duas, o processo de Christian Machado bebe da fonte do action painting e seus gestuais amplos, inspirando-se em Lee Krasner e De Kooning.

Tal qual em um cruzamento, esse misto de diversas linguagens artísticas, cinema, artes visuais e música, aplicado sobre materiais do dia a dia, traz o espectador a buscar novos significados.

Ficha Técnica: 

Equipe ateliê I Produção: Marcio Ribas, Manoel de Araujo e Rogerio Martins I Produção executiva: Vanusa Spindler I Video Art: Rodrigo Oliveira I Transporte: Ferdilando Barbosa 

Equipe galeria I Bárbara Brandes e Vivian Faingold I Montadores: Isaac Lira da Silva e Elias Joaquim da Silva

bottom of page