ÁLLISSON OPITZ
Állisson Opitz, natural de São Paulo, é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica – PUC de Campinas.
Com extensa atuação na sua área de formação, buscou desenvolver ao longo dos anos um profundo conhecimento em técnicas de trabalhos artesanais como mosaico, marchetaria, costura e modelagem através de cursos e workshops sobre os temas.
De 2003 a 2011, desenvolveu peças em cerâmica no Ateliê Ana Bia Borelli. Em 2010, teve seu primeiro contato com a encadernação artesanal no Ateliê Portfólio onde por consequência, conheceu o design de superfície, migrando seus desenhos para tecidos, porcelanas e outros materiais.
Seus últimos cursos incluem Imersão Criativa com a artista e designer Fabiana Queiroga, cursos de Escultura em Argila com o escultor Israel Kislansky, Acompanhamentos Propositivos com Anelise Valls, Mulheres Artistas e Feminismos com Talita Trizoli no Instituto Tomie Ohtake, Técnicas tridimensionais: imersão em esculturas lúdicas com Sara Rosemberg no MCB e Arte Contemporânea e o Gesto com Anelise Valls.
Seu trabalho é representado por diversas camadas de percepções acerca de sensações e experiências que viveu e vive, e, observando as relações e a vida em sociedade, usa diversos materiais em suas obras, como a cerâmica que lhe traz o sentimento de aterramento, mesmo que na sua imperfeição, os bordados como memória afetiva ligada as mulheres da família e seus fazeres manuais, o rasgar do papelão, material sem valor, trazendo uma forma que não se pode controlar mas que com o ouro é ressignificado, mostrando como podemos ser forjados por fatores externos e alheios a nossas escolhas.
Sua experiência ainda inclui montagens de trabalhos em Bienais de Arquitetura, exposições de arte em parques da cidade e na exposição Die Tropen em Berlin.