top of page
Cópia de Entrecubos.jpg
NEOFORMA
RONI MUNK

05

ABRIL | 2022

NeoForma apresenta a trajetória do artista visual Roni Munk em sua busca para expandir os limites convencionais da fotografia.

 

Cores, texturas, dobras, recortes e o uso de diferentes materiais surpreendem, contrapondo-se ao usual e propondo novas possibilidades a partir da subversão da forma - a neoforma - que sugere, provoca e instiga um novo olhar sobre a realidade fotografada. 

 

Nessa busca em ressignificar e expandir a fotografia, o artista mergulha no processo produtivo das suas obras, não se limitando à captura das imagens: pesquisa novos tipos de “suporte”, experimentando diferentes materiais, processos fabris e formas de montagem. 

 

O fotografo, que tem como referência o movimento neoconcretista, busca, como nas palavras de Ferreira Gullar sobre as esculturas de Amílcar de Castro, “surpreender a forma em seu nascedouro”. Abre novas perspectivas interpretativas a partir de uma única fotografia, que constitui o alicerce de suas fotoesculturas. 

 

“Raízes” brotam do barro e estruturas de ferro são incrustadas em concreto. “Peles” de árvores e outras texturas se transformam em borboletas, pássaros ou cidades convidando o espectador a entrar nesse universo que se mistura em uma dança, com novas interpretações a cada olhar. 

 

Vivian Faingold 

Curadora

bottom of page