top of page

RICARDO SANCHEZ

PerfilRic01.jpg

Ricardo Sanchez, 1974, natural de Araguari, Minas Gerais, mora e trabalha em São Bernardo do Campo, ABC paulista, é formado em Publicidade e atualmente é representado pela Galeria Dezoito.

Sobrinho de um fotógrafo e de um artista plástico, cresceu admirando pinturas, desenhos, livros de arte, enormes caixas de lápis de cor e equipamentos fotográficos. 

Crescendo nos anos 80, muito da contra-cultura da época fez parte de seu cotidiano, assim como a musica, especialmente o rock e o skate. Já nos anos 90, expressa sua arte através da discotecagem, que o acompanhou por mais de 10 anos.

A fotografia surge nessa fase, para registar as festas que tocava, utilizando o que aprendeu nas aulas de fotografia da faculdade. Torna-se então sua nova paixão, que o leva a frequentar diversos cursos, exposições e festivais para se aprimorar sobre o tema.
 

Já em 2012, ganha seu primeiro prêmio em um concurso promovido pela Nikon. Em 2016, através do laboratório de artes visuais da Oma, surge a pesquisa por suportes alternativos, característica marcante da sua produção atual.
 

Utilizando principalmente suportes, pesados, rústicos e brutos, feitos de metal, concreto, pedraria, e até ferramentas, busca gerar um diálogo entre as imagens neles transferidas e o próprio suporte, transformando-os em protagonistas. Este conjunto faz com que a fotografia passe do seu estado de mídia infinitamente reproduzível a uma obra única, impossível de ser replicada.

OBRAS

bottom of page