ASSIM É, SE LHE PARECE
14
ASSIM É, SE LHE PARECE
SAN BERTINI
AGOSTO | 2024
O QUE SAIU NA MÍDIA
Partindo de um trabalho extremamente agradável e delicado, San Bertini apresenta a mostra “Assim é, se lhe parece”, fruto da sua mais recente produção.
Como uma das principais características de seu trabalho, a artista possui uma capacidade genuína de transformar temas propositadamente ignorados em belas imagens, tornando-os leves, e possibilitando a reflexão sobre o assunto de um ponto de vista mais profundo, eliminando a superficialidade imposta pelo afastamento natural de algo que não gostamos.
Na exposição atual, San aprofunda sua pesquisa trazendo não somente a suavização do tema como aborda um novo ponto de vista sobre o seu próprio trabalho: afinal, o que é o que estamos vendo? Ao ser deslocado, o mais denso dos temas, pode se tornar leve, e nesse caso sobre qual tema estamos falando?
As pinturas e desenhos, por vezes parcialmente encobertos, por outras propositalmente inacabados, nos levam à livre interpretação das obras, evocando um sentimento de não-lugar, ou de uma identificação não óbvia, atraindo o olhar e ganhando novos sentidos, individuais a cada espectador.
“Não-lugar” é um termo criado por Marc Augé, descrevendo um espaço físico que é transitório e frequentemente solitário, um lugar de passagem que jamais é o destino de um indivíduo. Abusando deste conceito, suas obras retratam justamente o limite entre um lugar e um não lugar, que só pode ser definido como tal, com a interação de quem os vê.
Em outro aspecto, a artista aborda ainda a relação com o apagamento antropológico, de nós como seres humanos, físico, social e cultural. Uma verdadeira linha tênue entre resistência e existência, em estar e não estar, representado também pelas partes encobertas ou inacabadas das obras.
A mostra “Assim é, se lhe parece” instiga a inspeção dos objetos retratados, deslocados e unidos a novos elementos, agregando novos significados, mostrando belezas que existem em lugares esquecidos.