top of page
IMG-20231111-WA0028.jpg

EVERSON FONSECA: MÍTICOS

MÍTICOS
EVERSON FONSECA

13

DEZEMBRO| 2023

Com uma técnica extremamente precisa e apurada, desenvolvida através dos mais de 40 anos de carreira de Everson Fonseca, a exposição é composta por 20 obras do artista entre telas e esculturas.
 

A mostra apresenta seres transcendentais e oníricos: os Míticos. Esses seres são a fusão dos reinos animal, vegetal e mineral, a tradução viva da existência de nós e de tudo ao nosso redor.
 

Predominantemente figurativas, as obras inspiram-se no clássico e abraçam o surrealismo indo para o contemporâneo. A influência da música clássica, que permeia o dia a dia do artista, se faz presente nas suas obras como uma aura, aparecendo nas molduras, na postura dos seus personagens e nas suas vestimentas.
 

Através da utilização de pigmentos puros, o artista desenvolve suas próprias paletas de cores, possibilitando uma cartela infinita e única de tonalidades. A pintura é o ambiente natural de Everson Fonseca, mas, recentemente, o artista descobriu o desejo de transpor a tela e transformá-la em objeto. Este desejo gerou uma pesquisa paralela do artista sobre o seu próprio processo de criação, gerando mais etapas, em uma busca lúdica entre a arte e o “eu”.
 

Na mostra, o artista convida o espectador a conhecer os seres por ele criados quase como num sonho acordado, esperando que o público se conecte, mesmo nunca tendo os visto, ao mesmo tempo que são o reflexo de algo que todos conhecem.

bottom of page