top of page
SMOKING_KILLS_03 (1).png

ANDRÉ FELIPE

AF_nova_PB.jpg

André Felipe, natural de São Paulo, é formado em Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, nunca tendo exercido sua profissão de formação, atuando a mais de 30 anos na área de design gráfico e direção de arte publicitária.

 

Seu fascínio pelas artes visuais nasce em sua adolescência, através das capas de discos e livros de arte, que o ajudaram a apurar seu olhar voltado para composições através de uma estética própria. Já formado, André Felipe recebeu um desafio ao mostrar seus desenhos arquitetônicos para uma construtora: criar um panfleto para um empreendimento imobiliário. Esse foi o evento que o levou ao design e a publicidade onde aprofundou seu olhar gráfico e suas técnicas de comunicação visual.

Com o trabalho ancorado em sua experiência e conhecimento técnico sobre como a sociedade lida com signos amplamente conhecidos, fruto do conhecimento de mais de 30 anos no meio da comunicação, através do seu deslocamento, carregado de ironia, esta, parte da personalidade do artista, propõe discutir como lidamos com algo fora de lugar e como reagimos a isso.
 

Sua pesquisa artística baseia-se sempre em incômodos que sente em relação ao que acontece ao seu redor, abusando de seu refinado repertório técnico e visual, com diversas críticas a sociedade contemporânea, através de referências comuns a todos, sem se ater a nenhuma temática específica ou linha de trabalho pré-determinada.
 

Profundamente inspirado na arte do pós-guerra e no nascer da arte contemporânea, do pop ao minimalismo e arte conceitual, o artista possui um amplo leque de referências. Desde a simplificação da forma e incorporação de características dos meios de comunicação de Ed Ruscha, às formas geométricas inspiradas nas esculturas de Richard Serra, até as cores vibrantes, repetição e representação de objetos ordinários de Andy Warhol.

OBRAS

bottom of page